Zonas Econimicas Especiais
Cada zona é uma parte administrativa separada do território polonês, com o objetivo de desenvolver atividade econômica sob condições favoráveis. Entrando na ZEE a empresa tem garantia de impostos reduzidos. Outro benefício é um terreno completamente equipado para começar o negócio.
Outro aspeto de novos investimentos é o seu grande impacto no desenvolvimento econômico das regiões polonesas, com a diminuição do desemprego e o aumento da competitividade da nossa economia.
Permissão para atuar na ZEE é concedida pela diretoria de cada zona, que também auxilia no processo de investimento, por exemplo, ajudando nos contatos com as autoridades locais ou administração central e nas questões ligadas à compra do terreno para investimentos.
Zonas Econômicas Especiais foram estabelecidas com o objetivo de:
· acelerar o desenvolvimento das regiões polonesas,
· desenvolver e usar novas soluções técnicas e tecnológicas na economia nacional,
· aumentar a competitividade de bens e serviços,
· desenvolver o potencial da indústria e infra-estrutura,
· criar novos empregos.
As cinco zonas econômicas especiais da China são: cidades de Shenzhen, Zhuhai, Shantou, Xiamen e província de Hainan. Shenzhen localiza-se no norte da desembocadura do Rio das Pérolas, da província de Guangdong. O Rio de Shenzhen separa a cidade e Kowloon de Hong Kong. Shenzhen, com uma superfície de 327,5 quilômetros quadrados possui uma boa localização geográfica. Desde que foi estabelecida como zona especial em 1980, já se desenvolveu como uma grande cidade moderna, com mais de 1 milhão de habitantes e uma superfície urbana de 30 quilômetros quadrados, entre os quais, o Bairro comercial Luohu, que está junto a Hongkong, possui o prédio do centro comercial internacional