comércio e serviços na economia global
A importância do setor terciário
Ir ao shopping ou ao supermercado, pesquisar pelos melhores preços e comprar. Certamente, você vê esse tipo de comportamento à sua volta em dezenas de lugares e de muitas maneira diferente. Essa antiga prática, cada vez mais comum na vida das pessoas do mundo todo, é o comércio. Atualmente, o terciário é o setor que tende a empregar mais mão de obra, particularmente nos países industrializados.
A divisão internacional do trabalho e o comércio
O comércio é, portanto, uma atividade que se desenvolve em escala global e que torna as diferentes economias cada vez mais interdependentes, fenômeno que contribui para uma profunda transformação dos espaços produtivos e das atuas sociedades. É possível considerar várias escalas espaciais na que diz respeito à atividade comercial: a local, a regional, a nacional e a internacional, que envolve a exportação de produtos excedentes e a importação de bens e serviços de que se necessita.
Economia global e comércio
Desde o final da Segunda Guerra, o processo de mundialização se intensificou devido ao aprimoramento das relações comerciais. A necessidade da restauração da economia levou os países europeus a desenvolver novos eixos de exportações e importações, além de aprimorar os já existentes. A própria guerra havia demonstrado a intensidade da interdependência mundial, e essa mesma consciência foi responsável pela criação da ONU. O comércio internacional é a principal fonte de divisas para um país, e o objetivo é manter a balança comercial favorável, ou seja, exportar mais do que se importa.
O mesmo se aplica à chamada balança de pagamentos, um indicador mais abrangente que a balança comercial, pois, além das trocas comerciais, envolve a troca internacional de serviços, como empréstimos e pagamento de royalties, que são os direitos sobre o uso de marcas. Com a acelerada internacionalização da economia nas últimas décadas, no