Trabalho Sobre Aguas Residuais 1
Existem diversos tipos de esgoto, com suas características variando em função dos usos da água. Por exemplo: têm-se os esgotos industriais, diferentes para os vários tipos de fábricas, os esgotos hospitalares e os esgotos domésticos, produzidos nos domicílios
As excreções humanas podem transmitir uma série de doenças, tais como: hepatite A, febre tifóide, cólera, amebíase, giardíase, verminoses e diarréias infecciosas. Por esse motivo, é fundamental o destino adequado do esgoto domiciliar, impedindo que ele entre em contato com o ser humano, águas de abastecimento, alimentos, vetores (moscas, baratas, ratos e outros). Aproximadamente, cinqüenta tipos de infecções podem ser transmitidas de uma pessoa doente para uma sadia por diferentes caminhos, envolvendo os excretas humanos. Os esgotos, ou excretas, podem contaminar a água, o alimento, os utensílios domésticos, as mãos, o solo ou ser transportados por moscas, baratas, roedores, provocando novas infecções.
Os esgotos domésticos são os que provêm principalmente de residências, edifícios comerciais, instituições ou quaisquer outras edificações que contenham instalações de banheiros, lavanderias, cozinhas ou outros dispositivos de utilização de água para fins domésticos. Os esgotos industriais, além da matéria orgânica, podem carrear substâncias químicas tóxicas ao homem e a outros animais. Os esgotos industriais devem ser considerados caso a caso, e efetuar um tratamento conforme suas características. Os dejetos industriais também lançam no meio ambiente substâncias que interferem no conjunto dos ecossistemas degradando o mesmo.
Sendo assim a disposição adequada dos esgotos é essencial para a