Zeus
Zeus foi o deus dos deuses, soberano do Monte Olimpo, deus do céu e do trovão, na mitologia grega. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Os artistas gregos em suas esculturas procuravam mostrar seu deus em poses eretas, com um raio na mão direita erguida ou em outras esculturas, sentado numa pose majestosa.
Zeus também era conhecido por suas aventuras, que ocasionaram sua linha de descendentes entre deuses e heróis, como Atena, Apolo, Dionísio, Perseu, Helena, Minos entre outros.
Zeus era considerado o deus dos fenômenos naturais, e era responsável pelos raios, trovões, chuvas e tempestades. Porém mais tarde, ele também se tornou o deus da justiça e da lei. A sua estatua em Olímpia era majestosa, e fazia parte das sete maravilhas do mundo antigo. Os jogos olímpicos, nos primórdios, eram realizados em sua honra.
Zeus casou-se várias vezes. A primeira esposa foi Métis a deusa da prudência que lhe deu a filha Atena que nasceu adulta da cabeça de Zeus. A segunda esposa foi Têmis, a deusa da justiça com a qual teve as deusas Moiras e as Horas.
Quando este matrimônio acabou Zeus casou-se com sua irmã Hera, a deusa do casamento, porém tinha também várias amantes, que eram suas paixões, e que lhe deram vários filhos ilegítimos não só deuses, como também o heroi Perseu, que (matou a medusa), e as musas Clio (inspiradora da história) e Urânia (da astronomia).
Zeus
Por Fernanda Lima
Zeus deus dos trovões, senhor do Olimpo, era filho de Cronos e Réia. Cronos tinha o hábito de devorar seus próprios filhos para que não tomassem seu lugar no trono. Até que Zeus nasceu e sua mãe Réia já cansada de tanto sangue e sofrimento deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus seria o ultimo filho e encerraria o reinado de sangue e sofrimento e tomaria o trono do pai.
Assim que Cronos descobriu que tinha engolido uma pedra ao invés do filho saiu a procura de Zeus, mas não o