DIVERSIDADE
A ESCOLA E O EDUCADOR COMO MEDIADORES DA DIVERSIDADE
Concórdia
2.013
elisângela maria manfroi bruniera
A ESCOLA E O EDUCADOR COMO MEDIADORES DA DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e Diversidade no Contexto Educacional, Processo Educativo no Cotexto Histórico-Filosófico e Comunicação e Linguagem.
Profs. Bernardete Strang, Fabio Luiz da Silva, Lilian Salete Alonso, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Concórdia
2.013
1 INTRODUÇÃO
A diversidade no contexto educacional é um tema relevante, pois prima pelo respeito às diferenças. Sendo assim a escola não pode isentar-se do compromisso com os mais necessitados e fragilizados por um sistema desumano e preconceituoso.
Neste contexto, a escola deve ir além do cumprimento de suas obrigações, devendo o pedagogo ter uma postura ética que valorize todas as culturas, principalmente as que vêm sofrendo maior discriminação nos espaços escolares.
Através deste trabalho podemos refletir sobre a importância da diversidade em nossa sociedade, a função da escola e o papel do educador.
2 DESENVOLVIMENTO
As tecnologias e informações vêm se modificando constantemente e refletem diretamente na cultura da sociedade. Estes progressos vêm para facilitar nossas vidas, trazendo conforto e inovação. Porem há pessoas que são desprovidas dessas inovações, e é neste momento que a escola e o educador devem ser a ponte mediadora entre essas diferenças, proporcionando acesso a esses educandos menos favorecidos. Portanto, a educação deve progredir no mesmo ritmo, acompanhando os progressos e trabalhando para diminuir as desigualdades que também se originam devido aos avanços.
Na sala de aula temos alunos de