analise de demonstrações
Análise financeira é uma ferramenta para tomada de decisão racional que fornece uma concepção sobre potencialidade de geração de riqueza e riscos de uma determinada empresa.
Para obtenção da análise segue as principais fases do proesso:
Coleta: Obtenção das demonstrações financeiras e outras informações.
Preparação: fase de padronização e reclassificação das demonstrações financeiras para a devida adequação aos padrões internos da organização que irá realizar a análise
Processamento: processamento das informações e emissão de relatórios internos da organização ou analista. Realizado geralmente através de processamento eletrônico de dados.
Análise: Fase que consiste a compreensão das informações disponíveis. A mesma exige do analista capacidade de observação, conhecimento e experiência.
Conclusão: após as percepções sobre as empresas serem reunidas, a finalização do trabalho será realizada com a elaboração de um relatório onde serão apresentados o objetivo, a metodologia aplicada, empresas concorrentes analisadas, descrição do cenário econômico. 02 – Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)? O principal objetivo do contador é analisar o mercado financeiro, estudar o balanço patrimonial da organização e observar o que a mesma produziu em um determinado período de tempo para obter informações da situação financeira e enfim trabalhar para concertar as falhas, aplicar melhorias e analisar se houve desequilíbrios.
03 – Que características profissionais deve possuir o Analista das Demonstrações Financeiras?
Conhecimento da contabilidade, conhecer as técnicas de análise, influencia dos ambientes interno e externo da organização, capacidade de interpretação e conhecimento