Zenaide
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Vamos discutir neste trabalho, a análise do estudo de caso feito a partir do curta-metragem “BMW Vermelha” – de Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro, 2000, 19 min, SP –, buscando refletir sobre o contexto do filme e suas ligações com a nova relação entre o consumo moderno e as classes sociais mais baixas de famílias brasileiras.
O curta desenvolve uma narrativa que apresenta uma família carente como personagens principais, e um prêmio de loteria, uma BMW Vermelha, como o contexto central do filme, o que mudará a vida dessa família. Em um primeiro momento, fica evidente que, diante das situações vivenciadas por aquela família – um carro importado, difícil e caro para se manter, sem utilidade para a família, pois não poderia ser vendido ou negociado e, sobretudo, sem alguém que soubesse conduzi-lo –, o patriarca sente-se desmotivado pelo fato de possuir um bem desnecessário e inútil para uma família cujas prioridades seriam outras, como um lar mais adequado para viver, um trabalho para o patriarca, um planejamento familiar que desse futuro e instrução para os inúmeros filhos do casal, grau de instrução este que o casal não possui, aliás.
Com o decorrer do filme, porém, percebe-se uma notável inversão de valores, pois aquele bem que outrora não tinha utilidade alguma, torna-se o marco central da vida e rotina dessa família. A família desenvolve uma relação de orgulho para com o bem material, seja pela especulação da comunidade em que vivem, ou pela possibilidade de possuir um bem que diante das circunstâncias a família não poderia adquirir de alguma outra forma. Essa característica