YAZBEK
Elementos para entender as particularidades históricas do processo de institucionalização (dar ou adquirir o caráter de instituição) e legitimação do SESO na sociedade brasileira COMO? A partir da reconstrução teórica do significado social da profissão na sociedade capitalista. (Qual é o significado da profissão na sociedade capitalista?)
Uma análise teórico-metodológica do serviço social no processo de reprodução das relações sociais.
Abordar o serviço social no processo de reprodução das relações sociais/ significado social da profissão só pode ser desvendado em sua inserção na sociedade/ A análise da profissão, de suas demandas, tarefas e atribuições em si mesmas não permitem desvendar a lógica no interior da qual essas demandas, tarefas e atribuições ganham sentido.
Conceito de reprodução social: Advêm da tradição Marxista, modo como são produzidas e reproduzidas relações sociais nesta sociedade. Reprodução da totalidade da vida social.
Significado sociohistórico: 2, indissociáveis e interdependentes.
1-Realidade vivida/ representada na e pela consciência de seus agentes profissionais e que se expressa pelo discurso teórico e ideológico sobre o exercício profissional;
2-Atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que imprimem certa direção social ao exercício profissional, que independem de sua vontade e/ou da consciência de seus agentes individuais.
Entender os dois tópicos supracitados permite apreender as implicações do exercício profissional (que se desenvolve no contexto de relações entre classes, em que a prática profissional polariza-se pelos interesses sociais).
As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o SESO se institucionaliza como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, como suporte da Igreja católica, na perspectiva