Carmelita Yazbek
).
Após a leitura dessa afirmativa dessa grande e reconhecida pesquisadora do serviço social, faça sua análise referente à questão social e suas expressões.
A pobreza no Brasil consiste em um fenômeno que tem acompanhado a história do país ao longo dos últimos séculos. Muito embora não seja um país pobre no que se refere à abundância de recursos, a pobreza recai sobre grande parcela da população nacional.
O presente artigo trata da pobreza como problemática que tem alcançado patamares elevados a nível mundial. No caso brasileiro é notório que essa questão sempre esteve presente, assim como também se verificam historicamente algumas formas ou ações de enfrentamento, porém, tais ações nem sempre ocorreram de forma sistemática.
Embora a questão da pobreza no Brasil tenha ganhado centralidade no contexto governamental, as estratégias voltadas para seu enfrentamento tem se constituído em ações pontuais que não são capazes resolver essa problemática. Na atualidade, as intervenções do Estado brasileiro no enfrentamento à pobreza tem se dado a partir de programas de transferência de renda na tentativa de amenizar as consequências da mesma, uma vez que, não é possível erradicá-la.
Dessa
forma, embora a trajetória da pobreza apresente características peculiares em cada período da história do país, é notório que em todos eles há a predominância de situações de empobrecimento, precariedade e de exclusão social de vastos contingentes populacionais, o que mostra que a sociedade parece ter “criado um muro que se torna “intransponível”