Yalta
Centro Sócio-Economico
Departamento de Relações Internacionais
Pesquisa Bibliográfica:
Artigo sobre a influência do Sistema de Yalta na política internacional brasileira e dos países do Terceiro Mundo
1 Fichamento
1- Nome do livro/artigo: O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo.
2- Assunto do artigo: O Sistema de Yalta e a política internacional do Brasil, bem como dos países do Terceiro Mundo.
Referência bibliográfica: VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. O Sistema de Yalta como condicionante da política internacional do Brasil e dos países do Terceiro Mundo. Rev. bras. polít. int., Brasília , v. 40, n. 1, jun. 1997 . Disponível em . acessos em 25 set. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73291997000100001. “Também para a Política Externa brasileira, o Sistema de Yalta encobria um conflito Norte-Sul, que lentamente emergiu, obrigando o país a buscar uma maior autonomia no quadro das relações internacionais.” “[...] para os povos latino-americanos, e posteriormente afro-asiáticos, Yalta parecia muito mais uma estratégia de dominação de Washington sobre o Terceiro Mundo, uma vez que apenas a Europa Ocidental e a Ásia Oriental capitalista tiravam algum proveito deste sistema de relações internacionais.”
Insere-se no campo das Relações Internacionais, uma vez que analisa a política externa e, de certo modo também interna, adotada pelo Brasil e outros países do Terceiro Mundo como resultado da Conferência de Yalta; e a relação entre eles no SI. Utiliza linguagem clara e objetiva; argumentação baseada na sua interpretação dos devidos acontecimentos históricos e apresenta as conseqüências desse sistema para os países envolvidos. Não contém figuras, mapas ou gráficos. Em síntese, a obra procura demonstrar como os chamados países do Terceiro Mundo (Sul) tiveram suas políticas, tanto interna quanto externa, influenciadas pelo Sistema de