Yad VaShem - Museu do Holocausto
Localizado em Jerusalém, Israel
Tem o objetivo de manter viva a memória dos cerca de 6 milhões de judeus que foram mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial
Tem 200 metros de comprimento, na forma de um espigão, que corta a montanha. As suas paredes ásperas são feitas de betão armado, e cobre uma área superior a 4,200 metros quadrados, a maior parte dos quais subterrâneos.
Na parte superior da galeria principal existe uma clarabóia, saliente na crista da montanha.
Existem 10 salas de exposição, cada um dedicado a um capítulo diferente da história do Holocausto.
Ao contrário da exposição no antigo museu, que era composta sobretudo por fotografias, a nova exposição é uma apresentação multimédia que incorpora testemunhos de sobreviventes, assim como objectos pessoais doados ao Yad Vashem por sobreviventes do Holocausto, as famílias daqueles que morreram, e outros museus e memoriais do Holocausto de todo o Mundo.
As mostras estão organizadas cronologicamente, com os testemunhos e os artefactos acentuando as histórias individuais usadas para salientar a narrativa histórica ao longo do museu.
Vista aérea
O museu está projetado de forma que o visitante comece a visita num plano superior, prossiga para o ponto subterrâneo mais baixo no centro do museu, e depois lentamente suba em direção à saída. A saída da exposição principal termina num miradouro com uma espetacular vista das montanhas a Oeste de Jerusalém.
Sala da Memoria
É uma construção em cimento armado que lembra os 6.000.000 de vítimas judaicas que foram assassinadas no Holocausto. No seu interior está a 'Chama Eterna' e no chão estão inscritos os nomes dos principais campos de concentração e de extermínio. É neste local que costumam realizar-se as cerimónias com os representantes estrangeiros de visita a Israel, onde costumam avivar a Chama e depositar uma coroa de flores