Peter Singer Capitulo *
CCN – Departamento de Ciências Contábeis – Graduação
Disciplina: Ética e Filosofia Política – FIL5109
Professor: Leo Afonso Staudt
Tema: Como havemos de viver?
Acadêmico: Bruna Kirchner – 13201093
Capítulo 8
Viver eticamente
Neste capitulo Singer fala sobre como viver eticamente, Yad Vashem fica no alto de uma colina, nos limites de Jerusalém. Criado pelo governo israelita para relembrar as vitimas do Holocausto e aqueles que vieram em seu socorro, é um santuário, um museu e um centro de investigação. Uma longa e arborizada avenida conduz ao museu. Cada arvore lembra uma pessoa não-judia que arriscou a vida para salvar um judeu durante o período nazista.
Harold Schulweis, criador de uma fundação que homenageia e ajuda essas pessoas, observou que não há arquiteto judeu sobrevivente dos campos de concentração para procurar os que ocultaram, alimentaram e salvaram os perseguidos. Daqueles que se encontram documentados em Yad Vashem incluem: Wallenberg, Schindler, um casal berlinês com três filhos, um alemão rico e uma mãe holandesa de oito filhos.
Estas lutas empolgantes exemplificam um aspecto de um compromisso de viver eticamente, mas centrarmo-nos demasiado nelas pode ser enganador. A ética surge nas nossas vidas de formas muito mais vulgares, cotidianas. Devemos, é claro, ficar gratos pelo fato de atualmente podermos ajudar estranhos sem temermos as pancadas da Gestapo à nossa porta.
Maimônides, o maior pensador moral judeu do período medieval, concebeu uma “escala dourada da caridade”.
1. É dar relutantemente
2. É dar com alegria, mas não em proporção à aflição da pessoa com necessidade
3. É dar com alegria e proporcionalmente, mas apenas quando nos é solicitado
4. É dar com alegria, proporcionalmente, sem que nos seja solicitado, mas colocar a oferenda na mão da pessoa, fazendo-a sentir vergonha
5. É dar de forma a não se saber a quem de beneficia, mas o beneficiado conhecer a nossa identidade