xxxx
A nutrição é o processo que visa repor as energias gastas pelas atividades celulares dos organismos.
Basicamente existem dois tipos de nutrição: a autótrofa e a heterótrofa.
a) Nutrição autótrofa: é o tipo de nutrição realizada pelos organismos capazes de obter energia a partir da luz (fotossíntese) ou de reações químicas, como é o caso de algumas bactérias que utilizam compostos à base de
Ferro (bactérias ferrosas), Enxofre (bactérias sulfurosas) ou Nitrogênio (nitrobactérias).
b) Nutrição heterotrófica: é aquela realizada por organismos que precisam captar a matéria orgânica do meio onde vivem.
Vamos examinar as etapas do processo de nutrição realizadas no corpo humano. O aparelho digestório humano é composto de três setores principais: alto, médio e baixo.
O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas. É um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Sua função principal é a digestão das proteínas dos alimentos. O estômato inicia com uma válvula chamada cárdia, que evita o refluxo dos alimentos. Na saída deste órgão, há um músculo circular chamado piloro, permite ao estômago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que não se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo.
Quando está vazio, tem a forma de uma letra “J” maiúscula. A mucosa gástrica é cheia de ondulações, que facilitam a absorção de materiais, e de glândulas. A sensação de saciedade é obtida mediante a pressão do conteúdo alimentar sobre as paredes estomacais, que possuem sensores de natureza neutoepitelial.
Boca - Língua - Dentes - Faringe
Médio
Esôfago - Estômago Duodeno - Jejuno-Íleo
Órgãos anexos: fígado e pâncreas
Baixo
• Produtoras de mucina: liberam um muco que protege o estômago da acidez produzida pelo ácido clorídrico.
• Produtoras de ácido clorídrico: liberam HCl que tem a função de ativar a protease gástrica, é