XOTE
Introducão ..................................................................................3
A Guerra do Peloponeso .......................................................... 4
Primeira Guerra Medica..............................................................6
Segunda Guerra Médica.............................................................7
Conclusão...................................................................................9
Referencia.................................................................................10
Introdução
A guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas (centro político e civilizacional do mundo ocidental no século V a.C.) e Esparta (cidade-Estado de tradição militarista e costumes austeros), de 431 De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.
As Guerras Médicas foram conflitos bélicos (armados) por volta dos séculos VI e V a.C, entre os antigos povos gregos e os persas, também chamados de medas – daí o nome Médicas .
Esse conflito se deu por causa da dominação persa sobre algumas s colônias gregas (jônicas) localizadas na costa ocidental da Ásia Menor. Essas colônias dedicavam-se ao comércio e com a dominação persa, esse foi muito prejudicado.
Algumas cidades Gregas resolveram então revoltar-se contra o Império Persa, com ajuda militar de Atenas e Erétria, atacaram algumas províncias persas, o que fez com que Dário I organiza-se seu poderoso exército e fosse lutar contra as principais Cidades-Estados gregas.
Ocorreram dois principais confrontos, denominados de Primeira Guerra Médica (enquanto a Pérsia era liderada por Dário I ) e a Segunda Guerra Médica(no tempo em que a Pérsia foi liderada por Xerxes, sucessor de Dário)
A variação das vitórias e derrotas de ambos os lados