Proposta Da Monografia Marcelo Arruda
ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES DA SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED/MANAUS
Marcelo Arruda de Nazaré
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
Av. 7 de Setembro, 1975 - Centro, Manaus-AM, 69020-120
(marcelo_nazare@hotmail.com)
Revisão da Literatura
As organizações do século XXI estão cada vez mais propícias a buscar a máxima eficácia devido à globalização. A área de recursos humanos (R.H.) vem passando por diversas inovações. Essas mudanças estão transformando a cada dia o R.H. em um setor estratégico. Lidar com pessoas, seres complexos, em especial dentro de uma organização, requer bastante cautela e conhecimento.
O ser humano é movido por influências do meio em que vive. E a empresa onde as pessoas passam a maior parte do tempo é o local que o comportamento pode sofrer maior oscilação, revelando diversas características individuais. As empresas são favoráveis a interferir neste comportamento organizacional (CO), por exemplo, através de ações de motivação ou mesmo tornando o canal de comunicação eficaz.
Colaboradores motivados e informados estão aptos a gerar grandes benefícios em termos de produtividade, qualidade de vida, além de proporcionar um clima organizacional agradável.
Schermerhorn Jr., Hunt e Osborn (1999), definem CO como um estudo de indivíduos e grupos dentro das organizações. Torna-se necessário entender certas atitudes que as pessoas tomam e como essas atitudes podem afetar o desenvolvimento de uma empresa. Perceber suas habilidades, distinguir seus conhecimentos, pode se tornar um diferencial, se a empresa souber utilizar essas informações de forma adequada.
“Um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelas organizações hoje em dia é a adaptação às diferenças entre as pessoas”. (ROBBINS, 2006, p.13).
O CO dos colaboradores, dita muitas vezes como se devem tratar determinados casos, sendo uma importante ferramenta para o gestor de R.H.
Justificativa
As