Wundt
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL JAIME BEZERRA DO MONTE
JAMILLE COSTA STEFFENS MATRICULA: 1846
Resenha: Capitulo 4, WUNDT E A PSICOLOGIA GERMANICA.
Os estudantes norte-americanos sempre viram as universidades europeias como um meio de aprofundar sua formação. No século XIX a Alemanha era um local especialmente atraente para os acadêmicos.
As circunstancias da Alemanha do século XIX foram especialmente propicias ao desenvolvimento de uma abordagem nova e mais científica da psicologia. Neste século as universidades cultivaram uma filosofia da educação característica, conhecida como Wissenchaft. Tratava-se de uma abordagem que ressaltava a pesquisa acadêmica e a liberdade no ensino, permitindo aos professores dedicar-se aos seus interesses e trabalhar sem medo da censura. Para que os alunos recebessem um diploma, precisavam ser aprovados em exames especiais e defender uma tese, não apenas conclui um determinado curriculum. Atualmente chamado de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ou o famoso TCC. Enquanto Wundt foi professor titular, cerca de 35 alunos norte-americanos concluíram teses de doutorado sob sua supervisão.
A psicofísica teve origem na pesquisa sensória de Ernst Weber e foi definida claramente pelo enigmático Gustav Fechner.
Weber passou a maior parte da sua carreira acadêmica na universidade de Leipzig, primeiro como aluno, depois entre 1818 a 1871 como professor de anatomia e fisiologia.
Depois do mapeamento da sensibilidade relativa de vários locais da pele que teve como uso uma técnica na qual tocava a pele com um dispositivo simples, provido de duas pontas e parecido com um compasso de desenho, Weber passa a ter interesse pelo sentido muscular, que hoje chamaríamos de cinestesia.
A meta de Weber como fisiólogo era entender a natureza dos sentidos táteis e musculares e para isso ele usou métodos que viriam a ser conhecidos como psicofísicos. Porém, seu colega de universidade Gustav Fechner