Wundt
Wundt acreditava que sua forma de introspecção permitia fornecer todos os dados básicos necessários para o estudo dos problemas de interesse da psicologia, assim como a percepção externa proporcionava os dados para as ciências como a astronomia e a química. Na percepção externa, o foco de observação encontra-se fora do observador na percepção interna , o foco encontra-se dentro do observador.
Wundt praticamente não aceitava o tipo de introspecção qualitativa em que as pessoas simplesmente descreviam suas experiências intimas. A descrição introspectiva que buscava, estava relacionada principalmente com os julgamentos conscientes sobre o tamanho, a intensidade, a duração de vários estímulos físicos, ou seja, o tipo de analise quantitativa da pesquisa psicofísica.
Definidos o objeto de estudo e a metodologia para a nova ciência da psicologia,Wundt traçou sua metas:
Analisar os processos concientes, utilizando-se dos seus elementos básicos;
Descobrir como esses elementos eram sintetizados e organizados;
Determinar leis da conexão que regiam a organização dos elementos.
Wundt alegava ser a sensação uma das duas formas básicas de experiência. A sensação surge sempre que um órgão do sentido é estimulado e os impulsos resultantes atingem o cérebro.
O sentimento é a outra forma elementar da experiência. A sensação e o sentimento são aspecto simultâneos da experiência imediata. O sentimento é o complemento subjetivo da sensação, embora não se origine diretamente do órgão do sentido.
Dando continuidade aos experimentos, Wundt observou um segundo tipo de sentimento, ouvindo