Teste da chama
Leandro Dias¹
RESUMO
Nesta prática será utilizado alguns reagentes sólidos para ser feita uma observação de seu espectro irradiado através do aquecimento na chama do bico de bunsen e a caracterização desses elementos será feita a determinação desses elementos, por meio da coloração emitida na chama. As amostras serão: cloreto de sódio, cloreto de potássio, cloreto de bário, nitrato de chumbo (II), sulfato de cobre (II), mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, óxido de cálcio, sulfato de alumínio e o nitrato de ferro (III). A observação desses elementos será que eles possuem cores diferentes, pelo fato de apresentarem comprimento de onda diferentes.
OBJETIVO Visualizar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos através do teste da chama. Identificar elementos químicos metálicos pelo teste da chama.
INTRODUÇÃO
O teste da chama foi iniciado por Robert Bunsen e é uma técnica por via seca, utilizada para observar a coloração emitida quando um elemento metálico solido é aquecido e os seus elétrons na camada de valencia absorvem energia e as liberam em forma de radiação visível a olho humano.
PARTE EXPERIMENTAL
1. MATERIAIS E MÉTODOS Os materiais utilizados foram: vela, cápsula de porcelana, pinça metálica, fio de platina, becker, fósforo. Os reagentes utilizados foram: Cloreto de sódio (NaCl), cloreto de potássio (KCl), cloreto de bário (BaCl2), nitrato de chumbo (II) (Pb(NO3)2), sulfato de cobre (II) (CuSO4), mistura de cloreto de sódio (NaCl) e cloreto de potássio (KCl), óxido de cálcio (CaO), substância X (sulfato de alumínio) e substância Y (nitrato de ferroIII).Solução de ácido clorídrico concentrado (HCl). 1. PROCEDIMENTO: Colocou-se em uma pequena porção de cada um dos sais numa cápsula de porcelana, devidamente identificada. Em seguida, aqueceu-se a argola metálica do fio no cone superior da vela para