Works
Artigo de Opinião
Justificativa: Ao realizar esta proposta, você estará exercitando a produção escrita argumentativa e crítica com coerência e coesão. Além disso, estará refletindo sobre situações do cotidiano.
O artigo e o articulista
Em nossa vida estamos sempre partilhando, conversando com as pessoas sobre os acontecimentos do cotidiano. Frequentemente, damos nossa opinião, defendendo-as com bons argumentos. Isso ocorre no bate-papo após um jogo de futebol, na discussão durante um noticiário da TV, na conversa sobre um programa de fim de semana ou algum evento que está para se realizar na cidade.
Dar opinião oralmente sobre os mais diversos assuntos em situações informais é algo corriqueiro, que fazemos quase sempre sem sentir ou pensar. Há situações de comunicação, porém, que são muito formais. Um exemplo são os debates, na televisão, entre candidatos a cargos públicos, sobre seus projetos de governo em época de campanha eleitoral. Esses debates devem ser cuidadosamente planejados, pois argumentos mal sustentados podem significar até mesmo a derrota em eleições.
Mas as opiniões não se restringem à fala – elas também podem ser dadas por escrito. Jornais e revistas publicam artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores. Editoriais são textos argumentativos: exprimem a posição de um órgão de imprensa diante de um assunto e seus argumentos, a favor ou contra. A seção de cartas de leitores constitui um veículo para a expressão da opinião dos cidadãos sobre questões que os afetem de alguma maneira.
Já o artigo de opinião é publicado em jornais, revistas e na internet, sempre assinado por um articulista, que é uma autoridade no assunto ou uma pessoa de representatividade social.
Ao escrever um artigo, o articulista parte de uma questão polêmica de relevância social, criada em torno de um fato que foi notícia. Sem questão polêmica não existe artigo de opinião. A questão gera discussões porque há pontos de vista opostos sobre o assunto.