wisc
O desenvolvimento é um processo no qual o indivíduo se constrói e onde se desenvolvem as estruturas internas e externas do mesmo. Ocorre assim, de uma forma natural dentro das possibilidades e limites de cada indivíduo.
O desenvolvimento infantil é um processo que ocorre desde a concepção, envolvendo diversos aspectos como o crescimento físico, a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. O desenvolvimento tem como objectivo tornar a criança mais apta de modo a conseguir satisfazer as suas necessidades face a si mesma e face ao seu meio envolvente.
Jean Piaget elaborou uma teoria do desenvolvimento a partir do estudo da inteligência da criança e do adolescente. A sua teoria permitiu que se acabasse com a concepção de que a adolescência da criança era semelhante à do adulto, existindo entre elas mera diferença quantitativa.
Segundo Piaget, a inteligência precede ao pensamento, desenvolvendo-se por etapas progressivas que exigem processos de adaptação ao meio. Deste modo, o desenvolvimento pressupõe a maturação do organismo, bem como a influência do meio físico social.
Piaget afirma que em todos os estádios existe uma interacção entre o sujeito e o mundo, feita através da assimilação e da acomodação. Estes dois mecanismos possibilitam a construção de novas estruturas ou esquemas.
De acordo com Piaget, a partir dos doze anos, a criança encontra-se no período operatório formal (Jean Piaget), neste período a criança começa a desenvolver uma inteligência formal, que significa o começo de um novo pensar, ou seja, nesta fase, o adolescente é capaz de raciocinar sobre hipóteses abstractas (preposições enunciadas verbalmente, ou outros símbolos).
Desta forma, a criança já é capaz de raciocinar dedutivamente a partir de hipóteses, mas também é capaz de formular hipóteses para resolver um determinado problema, às quais compara de forma sistemática na experiencia, até encontrar a