Winplot
1.0.1-
1.0.2-
1.0.3-
1.0.4-
No gráfico acima podemos observar que ao atribuirmos um coeficiente linear a estas, a reta toca no eixo das ordenadas(y) no valor a este atribuído e não em zero, como ocorre quando o coeficiente linear não está aplicado.
Ex: f(x) = 2x+4, o coeficiente linear é 4, desta forma a reta toca em “y” no 4.
Domínio =IR
Imagem= IR
1.0.5-
Neste gráfico, podemos observar os comportamentos adotados pelas retas da função ao atribuir valores positivos e negativos ao coeficiente linear da equação da reta.
Observa-se que ao atribuir valores negativos, a reta toca, no eixo das ordenadas, na região compreendida pelos números negativos, diferentemente, de quando atribuímos valores positivos a este coeficiente.
Domínio =IR
Imagem= IR
1.1-
Nas retas traças, no gráfico acima, observamos que ao atribuir diferentes valores ao coeficiente angular da reta”a”, esta adotada diversos comportamentos em relação à sua inclinação em relação ao eixo das abscissas, podendo ser crescente, como no caso da função y=2*x, ou decrescente, no caso da função, y=-2*x.
1.2-
Neste gráfico, observa-se que, ao variar o valor do coeficiente linear da reta, estas adotam comportamentos distintos, ou seja, tocam em pontos distintos no eixo das ordenas “y”. Podemos observar, em especial, a equação f(x) = x+ 0, ou seja, y=x, temos uma função identidade, onde o seu domínio é igual a sua imagem.
1.3-?????
Funções Quadráticas
1.
Observa-se que ao alterarmos os valores do coeficiente “a” obtivemos comportamentos distintos entre as parábolas. Nas equações, y=2x^2 e y=3x^2, observa-se que as suas parábolas têm a sua extensão maior que a da equação y=x^2 , isso ocorre, pois, o valor da imagem das duas últimas equações são, respectivamente, duas e três vezes o valor da primeira equação.
2.
No gráfico, acima ilustrado, observamos que a abertura da parábola aumenta, isso ocorre pois, nos exemplos traçados, os valores da