Francisco Adolfo de Varnhagen
É considerado um dos fundadores da historiografia no Brasil e foi um dos pioneiros da pesquisa arquivista e do método crítico. A partir de então dedicou-se a pesquisa histórica, sendo convidado a integrar no Instututo Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), uma instituição privilegiada da produção histórica durante o século XIX em 1841, onde ocupou o cargo de primeiro secretário. Nesta ele deu início a uma série de trabalhos, um destes foi realizar um levantamento nos arquivos europeus sobre o Brasil Colonial, afim de produzir uma memoria nacional, em que o objetivo final era organizar, arquivar e publicar todas as informações obtidas na Revista do IHGB.
Todas estas pesquisas forneceram subsídios para que mais tarde ele escrevesse a sua mais importante obra:
História Geral do Brasil - Neste livro ele apresenta uma proposta de narrativa do Brasil, tentando implementar uma verdade sobre o passado brasileiro, sendo que esta nada mais era, do que uma versão dos que venceram pela força e agora utilizavam da força dos livros.
A nação recém independente precisava de um passado do qual podesse se orgulhar e lhe permitisse avançar confiança para o futuro, e tem como cenário principal a atuação dos portugueses na formação da colônia, valorizando o legado português e deixa em segundo plano a figura do índio e do negro. O olhar de varnhagem sobre a história do Brasíl assume integralmente a perspectiva