Manual winplot
Adelmo Ribeiro de Jesus*
RESUMO
Este artigo pretende apresentar uma nova visão do estudo das funções através da utilização de um programa computacional, simples e acessível. Iniciaremos com os comandos básicos do programa (Winplot, versão em português), para que o leitor se familiarize com os recursos disponíveis. Em seguida, trataremos do estudo das funções y = f(x), enfocando as funções afim, quadrática, modular, com várias sentenças, exponencial e logarítmica, e trigonométricas. Para completar este estudo, trataremos de algumas curvas na forma polar r=f(t), forma paramétrica x=f(t), y=g(t), e na forma implícita f(x,y)=0. Na terceira e última parte serão apresentadas algumas atividades em dimensão três, explorando funções do tipo z = f(x,y), e também superfícies parametrizadas do tipo x=f(t,u), y=g(t,u), z=h(t,u).
I. WINPLOT, VERSÃO EM PORTUGUÊS
O Winplot é um programa de domínio público, criado por Richard Parris, da Philipps Exeter Academy. Recentemente traduzido para o português, pode ser encontrado no site http://math.exeter.edu/rparris. É um programa simples, mas poderoso. Uma de suas vantagens é ser gratuito, podendo ser utilizado por professores e alunos do Ensino Fundamental, Médio, e Superior. Os softwares mais recentes, como o MAPLE V, MATHCAD, MATHEMATICA têm uma sintaxe mais pesada e são de alto custo para o usuário. Neste sentido, achamos útil que este programa seja difundido para professores de Matemática. A palavra WIN...PLOT indica que este programa é utilizado para plotar gráficos de funções em Matemática, em um ambiente Windows. Além disso, ele permite executar uma série de outros comandos, que veremos a seguir:
II. EXPLORANDO O WINPLOT
Ao abrir o programa, o usuário encontra duas opções: Janela e Sobre. Em Janela o usuário tem três escolhas: 2-dim, 3-dim e Adivinhar (*). Os comandos 2-dim e 3-dim nos levam a trabalhar com funções no plano ou funções no espaço. A opção