Normas iso
A ISO 9000 é referente à gestão de qualidade, utilizam-se de procedimentos e sistemas que apoiam a qualidade, tais procedimentos existem para assegurar que os produtos ou serviços foram produzidos de uma maneira que vai de encontro dos requerimentos dos consumidores.
Os procedimentos obrigatórios são: controle de documentos, controle de registros, auditoria interna, controle do produto não conforme, ações corretivas e ações preventivas.
A ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental às empresas (privadas e públicas), criadas para diminuir o impacto provocado ao meio ambiente pelo processo de produção. Seguindo as normas ISO 14000 empresas que se utilizam de recursos naturais podem reduzir significativamente os danos causados à natureza.
Para conseguir e manter o certificado ISO 14000 a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
A ISO 26000 é um guia de diretrizes que apresenta definições e princípios para a adoção da responsabilidade social por todos os tipos de organizações, envolvendo empresas, governos e ONGs. Esta norma tem como objetivo atender a ética, abordando também o desenvolvimento sustentado da sociedade.
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no