Normas ISO
5S
O 5S é uma ferramenta da qualidade de que permite desenvolver um planejamento sistemático que inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas. Fazendo assim, com que ocorra um aumento da produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e melhoria da competitividade organizacional.
O "5S" surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Ele foi usado como base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma "limpeza".
Os 5 (cinco) conceitos do 5S são:
1.º S - SEIRI - UTILIZAÇÃO
Separar o necessário do desnecessário, ou seja, manter no local de trabalho apenas o que você realmente precisa e usa, na quantidade certa.
2.º S - SEITON - ARRUMAÇÃO
Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
3.º S - SEISO - LIMPEZA
Cada pessoa deve limpar a sua própria área de trabalho e conscientizar o grupo a não sujar. Tem por objetivo manter o ambiente físico agradável.
4.º S - SEIKETSU - PADRONIZAÇÃO
Seiketsu significa padrões, ambientação, higiene, conservação, asseio. É a arte de manter em estado de limpeza. Manter condições favoráveis de saúde, no trabalho, em casa e pessoalmente.
5.º S - SHITSUKE - DISCIPLINA
Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida.
Alguns benefícios do programa 5S são: maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos, só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão, melhoria da qualidade de produtos e serviços, menos acidentes do trabalho e maior satisfação das pessoas com o trabalho.
ISO
A International Organization for Standardization (ISO), ou Organização Internacional para Padronização é uma entidade de padronização e