Abestado
Teoria da produção refere-se a criação de qualquer bem ou serviço.
O processo de produção requer grande variedade de insumos, e tratar destes requer uma analise complexa, por isso, a produção com um insumo variável introduz algumas hipóteses, cuja finalidade é simplificar o trabalho com centenas de diferentes insumos.
Na produção, os dois tipos de insumos são:
Insumo fixo é definido como aquele cuja quantidade não pode prontamente ser mudada quando as condições de mercado indicam que uma variação imediata no produto é desejável. Teoricamente, nenhum insumo é sempre absolutamente fixo.
Insumo variável é o insumo cuja quantidade pode variar quase instantaneamente em resposta às desejadas variações na quantidade de produção, como por exemplo, muitos tipos de mão-de-obra, de insumos naturais e matéria primas caem nesta categoria.
Correspondente à ficção de insumos fixos e variáveis, os economistas introduzem outra ficção, o curto e o longo prazo. O curto prazo refere-se ao período de tempo no qual o insumo de um ou mais agentes produtivos é fixo. Assim, se o produtor pretende aumentar sua produção usando mais horas de trabalho com as instalações e equipamentos existentes.
No entanto, o longo prazo é definido como o período de tempo no qual todos os insumos são variáveis. No longo prazo pode ser mais econômico instalar uma capacidade produtiva adicional e voltar ao dia normal de trabalho.
A proporção entre as quantidades dos insumos pode variar, portanto, o empresário deve determinar, não somente o nível de produção ótima, na qual deve combinar os insumos de longo prazo.
Existem dois caminhos diferentes de definir o princípio das proporções variáveis.
- A produção em proporções variáveis implica que o produto pode variar no curto prazo por alteração do montante de insumos variáveis usados conjuntamente com os insumos fixos.
- Quando a produção está sujeita a proporções variáveis, o mesmo produto pode ser obtido por várias combinações de