willian a lingua
É a parte da Biologia que estuda os componentes químicos da matéria viva e seus respectivos papéis biológicos.
CHONPS
São as substâncias formadas a partir dos arranjos do elemento químico carbono.
São as substâncias que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.
BIOMOLÉCULAS
Os açúcares, as proteínas e os lipídios.
O carbono é, por esse motivo, a base de todas as formas de vida que conhecemos.
Para os químicos antigos, as substâncias orgânicas eram provenientes de fontes animais ou vegetais, e as substâncias inorgânicas seriam aquelas de procedência mineral.
Água = 75% a 85%
Proteínas = 10% a 15%
Lipídios = 2% a 3%
Glicídios = 1%
Ácidos Nucleicos = 1%
Sais Minerais e outras substâncias = 1%
Substância em maior quantidade nos seres vivos
A taxa de água em um organismo varia de acordo com três fatores básicos: - Atividade do tecido ou órgão (a quantidade de H2O é diretamente proporcional a atividade metabólica do tecido ou órgão);
- Espécie (homem 70%, fungos 83%, cnidários 96%);
- Idade (a taxa de água decresce com a idade).
1
18/06/2013
Estrutura molecular da água
A molécula de água (H2O) é constituída por um átomo de oxigênio (O) unido por meio de ligações covalentes a dois átomos de hidrogênio (H). Estes formam entre si um ângulo de 104,5º (cento e quatro graus e meio), o que torna a molécula de água polarizada. Os átomos de hidrogênio de uma molécula de água são atraídos pelos átomos de oxigênio das moléculas vizinhas e viceversa. Com isso, se estabelece entre moléculas de águas vizinhas um tipo de ligação química denominado ponte de hidrogênio ou ligação de hidrogênio.
Importância da água para a vida
Atividades essenciais à vida, como o transporte de substâncias e reações químicas enzimáticas, necessitam que as moléculas