O nome da rosa
A Historia é mais um mistério que acontece dentro de um mosteiro, e com suas culturas religiosas tinha muitos livros que ainda eram proibidos de serem lidos, mais ai mostra a curiosidade de seus monge em pegar o livro proibido e ver o que Aristóteles tinha escrito em um de seus mais famosos livro de “comédia”, assim eles se referiam.
Resumo:
O filme começa com um homem que se encontra no topo da montanha, e vê duas pessoas passando e cavalo indo em direção ao mosteiro, de onde havia um grande mistério para ser resolvido, pois seus monges morriam misteriosamente após ler um livro.
A presença dos dois que vinha, iria incomodar muitos os monges que ali viviam, o Monge Willian e seu assistente (um noviço) não deixaram duvidas que estavam ali para resolver o caso, doa a quem doer.
Quando começou a investigar seus mistérios, muitos monges fizeram de tudo para que não descobrissem o paradeiro do livro.
Mais isto não desencorajou Willian , e muito menos seu noviço, que sofrera alguns empecilhos na sua frente e mesmo assim passaram por todas as aprovações que ai encontravam.
No mosteiro havia uma passagem secreta, onde levaria eles a uma das torres do mosteiro, lugar esse onde haviam vários livros que eram proibidos de serem lidos, vários exemplares de muitos artistas tais como o de Aristóteles, e muitos outros, aquela era na época a biblioteca mais famosa, pois continha muitos livros famosos.
O Monge Willian tinha sua duvidas em relação às mortes dos monges, e assim colocou de fora do mosteiro para averiguar suas suspeita, e assim ele percebeu que o monge não tinha sido jogado pela janela, e sim ele estava em cima da torre quando deu nele uma repentina dor e caiu entre as pedras fora do mosteiro.
A segunda morte aconteceu quando William esta tentando entrar na biblioteca proibida, foi quando um monge o distraiu e fugindo para não ser reconhecido por ela, levou seu óculo de investigação junto com ele e o livro proibido, onde ele