Wicca
Tantas filosofias, tantos conceitos, tantas idéias... filosofias impressionam porque as pessoas vivem na mente. E é assim que se torna a religião das pessoas... uma fantasia.
No passado, para se tornar um bruxo, a pessoa precisava procurar alguém que fosse um mestre, que pudesse puxá-lo para a realidade. A maioria das pessoas não compreende isso, porque são totalmente defensivas, resistentes. Elas erguem uma muralha ao seu redor, devido ao medo. Essa proteção afasta as pessoas da verdadeira sabedoria, e o máximo que elas conseguem é acumular mais um pouco de conhecimento. Elas vão até um certo ponto do caminho, e então começam a se proteger, se defender.
Hoje não há mais a entrega, a abertura necessária para se tornar um verdadeiro bruxo. As pessoas querem andar sozinhas, sem saber que isso se torna uma barreira para a sua entrega. Elas pensam: “Para que se entregar a um mestre, qual a necessidade disso? Posso fazer tudo sozinho.” O ego adora tal idéia, porque se você permanece na esfera mental, não há ameaças, não há nenhuma transformação.
Desse modo, a única coisa que as pessoas conseguem é se sentirem culpadas. Culpadas por não estarem crescendo, por continuarem as mesmas. Mas elas se julgam especiais, porque ouviram o chamado da Deusa (será ?), e isso é apenas um novo truque da mente para torná-las novamente dóceis. A idéia é a de que o desejo, a ambição do poder é o combustível. E se você acredita que pode tudo sozinho, isso é algo de muita ambição e egolatria.