werkbund
ESCOLA DE ARTES, ARQUITETURA E DESIGN
BACHARELADO EM DESIGN DE MODA
Período: 2o semestre
Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E DO DESIGN
DOCENTE: CARLOS ALBERTO BARBOSA
Movimento do Design
Deutsche Werkbund
Discentes: Ana Rosa de Lucca
Bianca Campos
Bruna Reani
Luiz Fernando Cavalcante
Letícia Fernanda Ramalho Pereira
Raquel Camargo
São Paulo, novembro/2013
Contexto Histórico
Durante o final do século XIX e início do século XX, houve um forte confronto de forças e interesses econômicos.Com uma intensa concorrência entre os estados europeus por ampliação e busca de novos mercados, assim causando consequentemente uma baixa na qualidade dos produtos alemães.
“Em 1876, o relator oficial alemão da exposição internacional de Filadélfia (EUA) falou da ‘maior derrota da Alemanha’, que seria uma consequência do lema ‘barato e ruim’. A má fama dos produtos industrializados alemães deveria ser corrigida mediante a criação de formas mais contemporâneas e melhores (...) As mercadorias industrializadas deveriam ganhar formas mais artísticas, maior qualidade, mais singeleza – e deveriam estar ao alcance também das famílias dos trabalhadores” (SCHNEIDER, 2010, p.46)
Em 1907, tentando reverter a má fama da qualidade dos produtos alemães, doze designers resolvem fundar a Deutsche Werkbund, tentando desde o início reconciliar o esforço artístico com a produção industrial, defendendo uma melhora da qualidade dos produtos nacionais de exportação e ampliação da circulação de mercadorias. Em um momento onde a industrialização e o modo de produção foram revolucionários a sociedade, fazendo-os pensar apenas em progresso, a Werkbund vem com o objetivo de refinar os produtos comerciais, retomando a qualidade da produção artesanal.
A Werkbund
Além de preocupações estéticas e comerciais, a Werkbund pregava também a “reforma social e cultural do desenvolvimento da