wellington
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
O termo participação popular se refere a uma concepção populacional mais ampla do que apenas o movimento sindical ou a política partidária. Geralmente se refere às classes populares, embora possa incluir também a participação da classe média.
É possível situar o inicio da discussão mais sistemática nos anos 30 e 40 deste século, em relação estreita com o surgimento das políticas públicas. Ó políticas públicas se refere à participação do Estado na montagem da infra-estrutura necessária, isto é a necessidade da intervenção do poder estatal para garantir a constante e crescente reprodução capitalista e para suprir os serviços de infra-estrutura para as enormes massas de população que fizeram aumentar a “urbanização por expansão de periferias”. Talvez uma das principais contradições fosse a pouca capacidade ou interesse do capital de investir naquilo que julgava oferecer pouco lucro imediato. Assim, surge a noção do “Estado como ‘provedor’ de toda a população e assim, capaz de resolver a problemática urbana, que parecia crescer sempre mais”.
A própria idéia de uma participação popular surge, justamente, para se distinguir de outra concepção de sociedade, onde quem tem estudo e recursos aponta o caminho ‘correto’ para as classes populares. Atradição autoritária da América Latina, e do Brasil, contamina tanto os grupos conservadores, como também, freqüentemente, os progressistas. Há uma busca de controle das populações que moram nas periferias dos grandes centros e trabalham e moram nas áreas rurais, com afinalidade de pôr em práticas as suas concepções de como deveria ser a sociedade brasileira.
2 DESENVOLVIMENTO
Como este processo tem sido interpretado: a questão da verba pública.
Quando se fala em