Welfare state
Utiliza se uma definição bastante ampla de Welfare State, que é entendido como a mobilização em larga escala do aparelho de Estado em uma sociedade capitalista a fim de executar medidas orientadas diretamente ao bem-estar de sua população.
2-O que apontou os estudos sobre o welfare state na América do Norte e Europa Ocidental? enfatiza que a necessidade de regulação da economia capitalista pode, por meio de políticas macroeconômicas capazes de garantir um grau razoável de coordenação entre as diversas instituições encarregadas de produzir bens e serviços, em parte, ser realizada pelo Welfare State.
3-O autor afirma alem de instrumento de política macroeconômica, o welfare state é também um mecanismo de regulação política da sociedade. Explique?
A partir do momento em que a negociação coletiva dos níveis salariais e das condições de trabalho se generaliza na sociedade, o processo de barganha entre capitalistas e trabalhadores passa a ser tratado como assunto público. Assim, o crescimento da organização política dos trabalhadores faz que o Estado passe a incluir na agenda política nacional os interesses dos trabalhadores organizados.
4-...Compromisso keynesiano e compromisso fordista...
Esses “compromissos” referem-se, respectivamente, à legitimação da propriedade privada dos meios de produção em troca de instituições políticas que permitem aos representantes dos trabalhadores a administração de parte da economia, à mediação de relações privadas por instituições políticas democráticas com objetivos macroeconômicos e à redução do controle da organização do processo de trabalho e da inovação tecnológica pelos trabalhadores em troca da redistribuição de ganhos de produtividade e pleno emprego.
6-Que outros fatores são relacionados como relevantes para explicar o desenvolvimento do welfare state nos países America do norte e da Europa ocidental.
Além dos aspectos relacionados à industrialização (ou modernização) e