Webjornalismo
The Guardian
O periódico inglês The Guardian, utiliza-se de links no corpo do texto. Ele “linka” em frases dos textos que remetem a materias anteriores de assuntos interligados, ou textos de colunistas relacionados ao tema. O jornal também linka perfis das pessoas citadas nas matérias, como Dilma Rousseff, Cristina Kirchner. Esses perfis explicam quem são as pessoas, cargos, função, histórico e demais informações uteis ao leitor.
As fotos são exibidas sempre à esquerda, com a opção de ser ampliada. As galerias de fotos também usam esse tipo de exibição.
Ao final de cada matéria, existe uma seção de artigos relacionados ao mesmo tema, para que o leitor continue navegando no site para saber mais sobre o assunto.
Estadão
Diferentemente do The Guardian, o Estadão não linka matéria em frases do texto e se vale dos artigos relacionados alinhado à esquerda do primeiro paragrafo do texto, numa seção chamada “Relacionadas”. Nessa parte, ele linka matérias e artigos do mesmo assunto da matéria. As fotos ou ilustrações são distribuidas no texto da matéria, como se fosse um texto para jornal impresso, com uma sequencia lógica e de fácil leitura. As galerias de fotos seguem a mesma regra.
Ao final de cada matéria, o site do Estadão recomenda matérias que poderiam ser do seu interesse. Essas matérias podem ou não ter alguma relação com o assunto que está sendo abordado na matéria que acabou de ser lida.
Na chamada da matéria principal, existe um vídeo, que roda sozinho e incomoda pelo barulho.d