Resenha crítica do texto webjornalismo: o que é notícia no mundo on-line
Cada vez mais a tecnologia caminha rapidamente. Antes para se comunicarem os indivíduos tinham que ir ao encontro da pessoa que eles queriam conversar, com o surgimento do telefone isso foi de dissolvendo aos poucos e a tendência hoje em dia é que essa relação seja cada vez mais abalada com o avanço tecnológico. Com o jornalismo o fator tecnologia afetou diretamente, praticamente tudo está na internet, por exemplo, os programas de radiofônicos não se restringem ao aparelho em si, têm programas que já são transmitidos on-line assim como os impressos que também tem suas versões multimídia para aqueles leitores “fast-food” que não tem muito tempo para ler jornal e optam para a leitura mais resumida e dinâmica do jornal on-line, que tem suas vantagens que pegou da TV e do rádio o imediatismo das notícias, o agora é rapidamente atualizado no site deixando os leitores sempre por dentro das notícias do mundo.
No texto Webjornalismo: o que é notícia no mundo on-line do autor Carlos Castilho começa falando incursão do jornalismo digital no Brasil que não passava de uma mera transcrição do papel para a web e mostra a importância de interagir e informar simultaneamente o indivíduo que foi o método adotado primeiramente nos Estados Unidos.
Com o passar dos tempos o jornalismo digital tomou forma e hoje é um jornalismo rápido com informações atualizadas a todo instante. Com o leitor e espectador sem tempo, o webjornalismo ajuda a pessoa ler e assistir a partes principais do jornal sendo as notícias factuais as mais acessadas.
Com o surgimento da web 2.0 o papel do jornalista acabou ficando um pouco de lado já que qualquer pessoa pode montar um blog gratuito e com ferramentas fáceis que não precisa ter muito entendimento em informática para fazer, depois de feitos é só postar notícias e fotos e divulgar na web e ter mais acessos que um site de notícia,