WEBER
WEBER- construiu uma teoria sobre ação social.
- A analise acerca das instituições sociais inovaram e se contrapuseram ao materialismo histórico dialético de Marx.
-Diz que não são as condições materiais da existência humana que geram as ideias,mas sim o movimento contrario a este,essa relação não segue como um sentido apenas.
-Busca por uma causalidade para explicar os fenômenos. Essa causalidade não pode ser unidirecional,mas sim relacional.
-Achava que o socialismo não resolveria o problema das diferenças entre classes, pois o Estado deveria obter uma forma compatível com os interesses das duas classes, não negando as tendências modernizantes de controle e burocratização, por isso o socialismo continuava a ser um domínio de poucos, tal como e o capitalismo.
-Acreditava que a possibilidade de superação do capitalismo tinha sido eliminada. A característica essencial do capitalismo se configurava na orientação racional para a atividade produtiva.
- Discorda da divisão materialista de Marx, e a considera parcial, pois acredita que existiriam mais cisas a serem considerdas neste contexto. Segundo ele o mundo não e determinado somente pela condição de poder aquisitivo ou de trabalho de um individuo, mas também quanto aos grupos de consumo dos quais esses indivíduos fazem parte.
-Acreditava que a dominação fazia parte de cada espaço de nossas vidas, sendo que o tempo todo dominamos e somos dominados simultaneamente no tempo e sem espaços diversos.
MARX- desenvolveu e disseminou o método do materialismo histórico dialético. –Segundo Weber, se limita a explicar o mundo a partir das causas econômicas,ignorando quaisquer outras possibilidades.
- Argumenta que a infra-estrutura é a responsável por formar, moldar e condicionar a superestrutura.
-Achava que o socialismo levaria ao comunismo, como resultado da crise final do capitalismo.
-Acreditava que a sociedade capitalista poderia ser superada por uma nova ordem social.
WEBER- deteve-se no estudo dos