WEBER E A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
QUESTÃO 1 – (UEL – 2007)
Max Weber, sociólogo alemão, presenciou as crises e as grandes transformações da Europa do início do século XX, desenvolvendo uma obra vasta que aborda os aspectos econômicos, políticos e sociais do mundo atual. Tomando como base a teoria weberiana, é correto afirmar que:
A) O Estado moderno é controlado pela classe detentora do capital e, sendo assim, a função do Estado é dominar e oprimir os trabalhadores.
B) A sociedade moderna caracteriza-se pela complexidade das relações sociais, exigindo para o seu funcionamento o aperfeiçoamento de organizações racionais e burocratizadas.
C) Em sua essência, todas as sociedades são iguais, pois, independentemente do período histórico, os seres humanos são egoístas e ambiciosos.
D) As sociedades humanas são organizadas tal como os organismos biológicos, com as instituições sociais estabelecendo entre si uma interdependência semelhante ao funcionamento dos órgãos do corpo humano.
E) A complexidade da sociedade moderna cria um significativo sentimento de insegurança nos indivíduos, que os leva à busca da religiosidade e dos rituais mágicos e místicos.
QUESTÃO 2 – (UEL - 2007)
Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade há dominação, que é entendida como uma “[...] probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas [...]”.
Fonte: WEBER, M. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Economia e Sociedade, Brasília: Ed. UnB, 1991, p. 139.
De acordo com a teoria sociológica do autor, é correto afirmar que os três tipos puros de dominação legítima são:
A) Racional, tradicional e carismática.
B) Econômica, social e política.
C) Feudal, capitalista e comunista.
D) Monárquica, absolutista e republicana.
E) Socialista, neoliberal, social-democrata.
QUESTÃO 3 - (UEL - 2007)
Max Weber afirma que a burocracia ocorre tanto em instituições políticas, quanto em instituições privadas