Glossário urbanístico
Acessibilidade: 1. Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Área metropolitana: diz-se de uma grande cidade e núcleos de população vizinhos
Cidades Globais: 1. as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
Globalização: 1. Fenômeno econômico observado na atualidade que consiste na maior integração entre os mercados produtores e consumidores de diversos países.
Megalopolitano: 1. Habitante de uma megalópole.
Metropolização: 1. Crescimento acelerado de metrópoles. 2. Desenvolvimento de metrópoles
Multinacionais: 1. Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, sãoempresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
Paisagismo: 1. Estudo da preparação e da composição da paisagem como complemento da arquitetura.
Plano Haussmassiano: 1. A Reforma urbana de Paris foi promovida por Haussman entre 1852 e 1870. Haussmann, o então prefeito do departamento do Sena, concentrou os esforços da reforma urbana no sentido de promover melhorias nas manobras militares, assim como na circulação e na higienização da capital da França. Para tal fim, demoliu inúmeras vias pequenas e estreitas residuais do período medieval, e criou imensos boulevards organizadores do espaço urbano, assim como jardins e parques, projeto, então, que consiste no plano Haussmassiano.
Reterritorialização: 1. processo no qual o Homem se vai adaptar aos novos territórios, tornando-se num agente