A Sociologia Compreensiva de Max Weber
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE LINGUAGENS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS
CLAUDINEI GONÇALVES DE LIMA
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Cuiabá, MT
2014
Claudinei Gonçalves de Lima
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Atividade de Aprendizagem apresentada ao Curso de Letras Espanhol, da
Universidade Aberta do Brasil,
Universidade Federal de Mato Grosso,
Instituto de Linguagens, como requisito parcial para avaliação na disciplina de
Introdução a Sociologia
Professor Especialista:
Cuiabá, MT
2014
Questões sobre a Sociologia Compreensiva de Max Weber.
Como Weber define o objeto de estudo e o método da Sociologia?
R= Weber direciona tanto objeto quanto método da sociologia que propõe, para o compromisso explícito com a análise empírica do real, sendo de relevância ímpar salientar aqui que a realidade não possui um sentido intrínseco ou único, visto que são os indivíduos que lhe conferem significados.
Desse modo, como meio para execução das análises sociais, Weber se mune de um aparato metodológico de extrema coerência com os fins a que a sociologia compreensiva se propõe, em cujo aparato está inclusos instrumentos que permitem ao pesquisador investigar os fenômenos particulares sem se perder em meio à infinidade de aspectos concretos.
O que são tipos ideais?
R= Como instrumento metodológico balizar de sua teoria, tem-se em Weber o conceito de tipo ideal, que exprime um objeto categoricamente construído, um objeto selecionado e apresentado em sua forma pura, o que vai aplanar a compreensão de aspectos do fenômeno social, a partir da presença de uma maior ou menor aproximação com o tipo ideal.
A definição de um tipo ideal, todavia, não se cristaliza para permanecer imune às modificações sociais. Para que uma explicação do tipo ideal seja considerada adequada, em termos de causalidade e significado, faz-se necessária uma