avioes
Os componentes da aeronave dividem-se em vários membros estruturais: reforçadores, longarinas, nervuras, paredes, etc.Todas as partes da aeronave devem ser planejadas para suportar cargas que serão impostas. A determinação de tais cargas é chamada de análise de estresse.
As principais cargas são: tensão, compressão, torção, cisalhamento e flexão.O esforço é a deformação do material ou substância. O estresse é uma força interna que se opõe ou resiste a deformação.
FUSELAGEM é a estrutura principal ou corpo da aeronave. Contém espaço para cargas, controles, acessórios, passageiros e outros equipamentos. Em aeronaves monomotoras, a fuselagem também abriga o motor.
Fuselagem tipo treliça: geralmente feitas de tubo de aço, soldados de tal forma, que todos os membro possam suportar tanto cargas de tensão como compressão.
Fuselagem tipo monocoque ou revestimento trabalhante: baseia-se largamente na resistência do revestimento para suportar os estresses primários.
Fuselagem Semi Monocoque: Quando adicionamos longarinas ou/e vigas nessa estrutura, ela passa a se chamar fuselagem semi-monocoque ou revestimento reforçado. *As cavernas ou anéis de moldagem dão o formato a uma estrutura monocoque ou semi-monocoque. *As vigas de reforço e as longarinas evitam que a tensão e a compressão flexionem a fuselagem. A linha vertical imaginária de onde todas as medidas são tomadas, chama-se plano de referência ou linha DATUM.
ASAS As asas de uma aeronave são superficies desenhadas para produzir sustentação quando movidas rapidamente no ar, são chamadas de asa esquerda e direita. A estrutura interna consiste de longarinas e vigas de reforço no sentido da invergadura, nervuras e nervuras falsas no sentido da corda e as longarinas são os membros estruturais principais da asa. As nervuras ou paredes suprem o contorno ou formato do aerofólio.