fatos sociais
1. (Uel 2014) Weber compreende a cidade como uma expressão tipicamente ligada à racionalidade ocidental.
Com base nos conhecimentos da sociologia weberiana sobre a racionalidade ocidental, considere as afirmativas a seguir.
I. A compreensão da cidade ocidental moderna é possível quando se considera uma sequência causal universal na história. II. A existência do capitalismo como sociedade específica do mundo ocidental moderno explica o surgimento das cidades. III. A explicação da cidade no Ocidente exige compreender a existência de diferentes formas do poder e da dominação.
IV. Um dos traços fundamentais da cidade no Ocidente é a constituição de um corpo burocrático administrativo regular. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Prof. Rodolfo
De acordo com esta assertiva, Weber considera que
a) as ideias, os valores e as crenças têm o poder de ocasionar transformações. b) o conflito de classes é o fator mais relevante para a mudança social.
c) as estruturas existem externamente ou independentemente dos indivíduos.
d) os fatores econômicos são os mais importantes para as transformações sociais.
4. (Ufu 2013) Em artigo intitulado “Clientelismo ainda domina política no interior do Brasil”, da BBC, de 27 de outubro de
2002, o jornalista Paulo Cabral desenha o painel de parte da política nacional. Ele destaca que, em comício de uma certa deputada, um grande churrasco foi oferecido para os eleitores de uma vila: "Sob um sol escaldante, um caminhão de som tocava o jingle – forró da candidata a todo o volume, a população sentia o cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa. Comida, só quando chegasse a candidata”. BBC. Disponível em:
.