Weber vs Durkheim
Émile Durkheim
Durkheim (1958 - 1917), nascido em Épinal, França, foi um dos principais responsáveis por fazer a sociologia ser vista como ciência social, por isso é considerado por muitos o “pai” da sociologia.
Ele se preocupava em criar regras para o método sociológico, para que a sociologia ganhasse um status de ciência, mas também se preocupava em explicar o objetivo de seus estudos. Então ,segundo Durkheim, a sociologia deve estudar somente os “fatos sociais” e são esses fatos sociais que formam os indivíduos que compõem essa sociedade, formando a maneira de pensar dos indivíduos, o modo de agir, os sentimentos, entre outros.
Para Durkheim é a sociedade que forma os indivíduos, onde esses têm que se adaptar às regras morais e legais e é isso q ele chama de “fato social”, porém nem tudo que as pessoas fazem pode se considerar fato social, pois para serem considerados fatos sociais têm que possuir três características: Generalidade, que consiste em dizer que os fatos sociais são gerais, não se aplica a apenas um indivíduo, e sim a sociedade em geral. Exterioridade: quando o indivíduo entra para a sociedade, ela já está lá, ela já está organizada, e cabe a ele aprender a viver e se adaptar a ela. Coercitividade: que está relacionado ao poder em que os padrões da sociedade são impostos à sociedade, obrigando que os seus membros os cumpram.
Durkheim também fala de uma instituição social, que seria um conjunto de regras e procedimentos que são reconhecidos e aceitos pela sociedade que visam à organização do grupo e atender as necessidades de seus membros. Portanto as instituições sociais podem ser consideradas conservadoras, como por exemplo, a instituição família, religião, governo, etc.
Outro tópico importante para se comentar, é a parte em que Durkheim