resumo sobre os sociólogos Max, Karl e Émile
Max Wber
Ação Social
Compreensão Social
Émile Durkheim
Fato Social
Explicação
Karl Marx
Classes Sociais
Dialética
Max Weber:
Ação Social: Produto das decisões tomadas pelos próprios indivíduos que dão sentido às suas ações.
Compreensão Social: O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
Para realizar a análise compreensiva, Weber formula o conceito “tipo ideal”.
Émile Durkheim:
Fato Social: Consiste em maneiras coletivas de pensar, sentir e agir, exteriores ao indivíduo em virtude da qual se lhe impõem.
Explicação: Para Émile a Sociologia deveria avaliar a sociedade cientificamente, com racionalidade. O modo explicativo seria característico das ciências naturais, que procuram o relacionamento causal entre os fenômenos.
Karl Marx:
Classes Sociais: Grupos que atuam como forma de classificar e dividir a sociedade. Marx destacou dois grandes grupos no Capitalismo: A burguesia (detentora das forças de produção) e o proletariado (detentores da força de trabalho).
Dialética: è o poder de persuasão. O debate de chegar à verdade.
Observações:
Apesar das diferenças entre Karl Marx e Weber, ambos tinham ênfase no estudo das classes sociais e no resultado que a interação entre essas classes criaria.
Marx considerou a divisão social em classes relacionadas com o meio de produção. Basicamente, as classes eram trabalhadores vs burgueses.
Já Weber, considerava que as classes se baseavam em poder, riqueza e prestígio.
Weber se baseava em um conflito de idéias.
Marx o conflito maior era o conflito de classes.
Karl Marx trata da relação de agrupamentos sociais, e não do individuo.
Émile D., o importante era o fenômeno coletivo e não o comportamento individual, pois a sociedade está acima do individuo.
Max Weber, a sociedade deve ser entendida a partir das interações