Direito
Salvador
2012
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL
1: Como você há de perceber pelas leituras da nossa disciplina, se já não percebeu por outras formas, foi na convivência entre si, constituindo a sociedade que os indivíduos da nossa espécie se tornaram humanos.
Com base nas leituras das aulas de 1 a 4 do módulo e outras leituras complementares estabeleça as diferenças entre o pensamento de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx sobre a relação que há entre indivíduo e sociedade.
Durkheim, Weber e Marx foram ótimos filósofos e sociólogos que fez que as pessoas da época que eles viveram começar pensar em um jeito diferente que a sociedade impunha, o mais interessante é que cada um tinha um jeito diferente de ver a relação individuo e sociedade.
Durkheim separou os fatos sociais em três principais características:
• Coercitividade: onde os fatos sociais exercem uma força no individuo fazendo com que o individuo se conformar com a sociedade em que vive, por mais que ele tome uma atitude isto estará diretamente ligado às regras da sociedade. A força dos fatos sociais pode-se observar quando o individuo tenta se rebelar contra ela.
• Exterioridade: os fatos sociais que cercam o individuo estará sempre atuando no individuo independente da escolha do individuo.
• Generalidade: é quando os fatos sociais se generalizam e atuam em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles.
Para que estes fatos fossem analisados Durkheim disse que os pesquisadores deveriam analisa-los e observa-los com distancia e sempre se mantendo neutro. Ele disse também que deveria analisar os fatos sociais como objetos. A sociologia para Durkheim tinha não o objetivo de analisar a sociedade mas também encontrar soluções, a sociedade para ele era como um organismo que poderia esta em estado saudável e doentes.
Weber via a sociologia com uma ciência que tinha como função de compreender e interpretar a ação social. A