Web service
Troca de informacões entre computadores vem sendo praticada ha decadas. Desde 1969, o ano em que foi implementado o Telnet para estabelecer comunicacão entre computadores, a transmissao de dados foi evoluindo cada vez mais. Com isso novas tecnologias surgiram, o RPC, entre outros, para tornar a comunicação mais independente da plataforma, permitindo que objetos se comuniquem de forma transparente aos usuários. Surgiram tambem algumas vertentes (2) do rpc ligadas a plataforma, RMI da sun para plataformas Unix e DCOM da Microsoft (restrito a MS). Essas diferentes vertentes dificultavam integracao de sistemas... Cada fabricante tinha seu padrao, oque nao facilitava a comunicacão entre eles. Por isso foi criado o SOAP que permite tracar informacoes de forma estruturada usando como base o xml.
SOAP tem algumas vantagens como a capacidade de integrar sistemas de diversas plataformas e permitir uma escalabilidade bem maior que com as tecnologias anteriores, mecanismos para tratamento de erro e permissão de evolução da tecnologia entre outros. Junto com o SOAP criou-se o conceito deWeb Service, ou seja, a possibilidade de integrar sistemas através deXML, independente da plataforma ou sistema operacional.
Utilizar o XML traz para a solução uma grande flexibilidade de organização de dados, de forma a adaptar-se em praticamente qualquer projeto. Além de possibilitar o envio de dados mais estruturados, a possibilidade de criptografar dados também foi primordial para a escolha do XML como base para troca de informação.
O que é Web service?
O Web Service é uma maneira simples de integrar sistemas, utilizando como base um arquivo texto, estruturado, capaz de ser lido por praticamente qualquer plataforma, ou seja, é o conjunto de padrões que asseguram interoperabilidade entre serviços especialmente quando esses serviços devem se comunicar utilizando os protocolos da Web.
Existem inúmeros exemplos de sistemas que trabalham comWeb Service. Desde uma loja virtual, que