A CRISE DO BLOCO DO LESTE O FIM DO SOCIALISMO E A HEGEMONIA AMERICANA 5
1. INTRODUÇÃO 0
2. A CRISE DO BLOCO DO LESTE 1
3. O FIM DO SOCIALISMO 4
4. A HEGEMONIA AMERICANA 6
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 8
1. INTRODUÇÃO
O presente tem como titulo a crise do Bloco do Leste, o fim do socialismo e a hegemonia americana. O título em análise neste trabalho surge como parte integrante do plano analítico da cadeira de História Económica e Social do Mundo.
Neste trabalho, procura-se de forma objectiva analisar as grandes transformações política e económica ocorridas entre os finais da década de 80 e princípios da década de 90 do século XX, e que culminaram com a crise do Bloco do Leste (defensor da ideologia socialista), o fim do socialismo e a consequente hegemonia americana (defensora da ideologia capitalista).
Para melhor percepção do título em análise, o trabalho apresenta uma linha cronológica de ideias que espelha e dão sustentabilidade aos argumentos apresentados pelos autores pesquisados. Os argumentos patentes neste trabalho trazem opiniões claras e lineares sobre o cenário político e económico vivido no mundo, e particularmente na URSS1 e nos EUA2 durante o período em questão.
Dada a complexidade do título em estudo, tentaremos desenvolver o trabalho tendo com alicerce três capítulos chaves: o primeiro que versa sobre a crise do Bloco do Leste; o segundo que trata do fim do socialismo; e o terceiro e último que ressalva a hegemonia americana ao longo deste processo histórico.
Para a elaboração deste trabalho foi efectuado uma pesquisa bibliográfica, com vista a obter informações básicas sobre os diferentes trabalhos científicos existentes sobre o assunto em questão. A pesquisa bibliográfica decorreu na Biblioteca Central Brazão Mazula, na Biblioteca da Universidade Pedagógica, no Centro de Estudos Africanos. Mas também recorreu-se as fichas disponibilizadas pelo docente ao longo das aulas e aos artigos disponíveis em alguns sites da Internet.
2. A CRISE DO BLOCO DO LESTE
A crise que