Atividade Laboratorial 1
Índice
1. Índice
2. Objectivo
3. Introdução
4. Material e Reagentes
5. Procedimento Experimental
6. Registo de Resultados
7. Conclusão e crítica de resultados
8. Bibliografia
Objectivo
Certos produtos “lava-tudo” ou limpa-vidros e alguns adubos mencionam a presença de azoto amoniacal na sua constituição, muitas vezes utilizando simplesmente a palavra “amoniacal”.
Pretende-se realizar uma investigação laboratorial, utilizando produtos comerciais, que permita responder às seguintes perguntas:
Existirá mesmo azoto amoniacal em todos os “produtos amoniacais”?
Haverá produtos com azoto amoniacal sem que tal seja mencionado no rótulo?
Introdução
O amoníaco à temperatura ambiente e pressão normal é um gás tóxico, incolor e inflamável. É altamente solúvel em água: 1 litro de água líquida dissolve 727 litros de amoníaco gasoso. A geometria da molécula de amoníaco é piramidal.
Certos produtos “lava-tudo”, limpa vidros e alguns adubos contêm azoto amoniacal.
A designação azoto amoniacal refere-se à existência do elemento azoto sob a forma de amoníaco (NH3) e/ou compostos de amónio (NH4+). A designação das duas espécies (NH3 e NH4+) em conjunto justifica-se pelo facto de se poderem transformar uma na outra, o que pode ser descrito por:
Os constituintes de muitos produtos de limpeza deixam um resíduo que permanece nas superfícies limpas mesmo depois da secagem. Mas o amoníaco é um gás, pelo que quando o produto de limpeza amoniacal seca o amoníaco liberta-se para a atmosfera, sem deixar resíduo.
O azoto é um importante nutriente para a vida vegetal, podendo ser fornecido através de adubos na forma amoniacal (amoníaco ou compostos de amónio) ou na forma nítrica (nitratos). Embora o azoto amoniacal não seja directamente utilizável pelas plantas, tem a vantagem de ser mais facilmente retido pelo sol.
Testes amoniacais permitem detectar a presença