Wearable computing
Computação acoplada ao corpo
A partir do avanço da tecnologia ao longo dos anos, surgiram dispositivos tecnológicos cada vez menores e avançados, estes chamados de portáteis, prometendo fornecer aos usuários uma experiência entre todos seus dispositivos conectados.
Dessa maneira, em conjunto com o termo Wearable Computing, tornou-se cada vez mais sendo divulgado, pensado e principalmente investido, de forma literal pode-se traduzi-lo em computação acoplada ao corpo.
Wearable computing é o estudo ou a prática de inventar, projetar, construir, ou o uso de dispositivos computacionais e sensoriais transmitidas pelo corpo em miniatura. Dispositivos Wearable podem ser usado sob, sobre, ou em roupas, ou também podem ser as próprias roupas [1].
Assim sendo, a computação acoplada ao corpo pode ser definida como uma encarnação, ou tentativa de incorporação entre o homem e a tecnologia, esta que tenta facilitar as ações do usuário no dia a dia [1].
Acrescenta-se também, que a Wearable computing consegue favorecer principalmente a capacidade de multitarefa, não sendo necessário para uma pessoa parar o que esta fazendo para usar este tipo de dispositivo, pois está sempre em execução em segundo plano, de modo de aumentar ou mediar as interações do ser humano.
Dispositivos Wearable podem ser incorporados pelo usuário a ponto de agir como uma prótese, formando assim uma verdadeira extensão da mente e do corpo do usuário .
Dependendo da forma que a Wearable Computing é definida, seus primeiros dispositivos podem ser considerados como por exemplo os relógios de bolso do início dos anos 1500, ou até mesmo seus sucessores os relógios de pulso. A partir disso, podemos citar também as calculadoras eletrônicas, estas podendo ser carregadas no bolso ou usadas no pulso, onde a partir disso, acabaram surgindo aos lotes várias espécies de ferramentas para facilitar nossas vidas [1].
Como atributos da Wearable Computing, podemos citar que ela