Política Social no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste é a apresentação dos fatos políticos, econômicos e sociais referente à construção dos Direitos Sociais e das políticas sociais no Brasil a partir do século XX até a promulgação da Constituição Federal de 1988, assim como a relação do surgimento e desenvolvimento do serviço social em nossa sociedade.
Aborda-se sobre a história do surgimento da política social diante dos cenários políticos, econômicos e sociais, perante as condições de vida dos trabalhadores a partir do século XX, bem como do desenvolvimento do arcabouço jurídico dos direitos sociais e de suas políticas, ressaltando a participação da sociedade neste processo, e suas conquistas e avanços alcançados a partir da promulgação da constituição de 1988. Apresenta-se também, as principais características históricas da Política Social na sociedade brasileira, sua relação com o capitalismo e o serviço social.
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.
2 DESENVOLVIMENTO
A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta