Relatório de Física
Aluno: RA: Turma:
Aluno:
Tópicos de Física Geral Experimental, Cleber
02 de Abril de 2014
Em nossa primeira aula, vimos que existe um sistema internacional de unidades que são unidades padrões usadas para a conversão de unidade. Vimos também, que distinguem em múltiplos e submúltiplos e que cada grandeza física possui uma só unidade de SI. Aprendemos também a simplificar grandes valores usando a notação científica. Na 2ª aula, com base no aprendizado da 1ª aula, medimos o comprimento de várias formas geométricas e em seguida passamos o resultado obtido para unidades diferentes dividindo e/ou multiplicando por 10 e transformando em notação científica.
O próximo passo foi medir a massa de uma esfera e com o resultado, fazer a transformação de unidades e colocando as mesmas em notação ciéntifica. Por fim, usamos uma bola de papel, elavamos-a à 2 metros de altura, calculamos seu tempo de queda até o chão com um cronômetro e transformamos o resultado do tempo em todas as unidades padrões usando também a notação ciéntifica em cada unidade.
UNIDADES DE MEDIDAS- TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
Neste experimento foram trabalhados 3 tipos de grandezas que são fundamentais para o nosso cotidiano: massa, tempo e comprimento. Este conjunto de unidades são chamados de Sistema Internacional de Unidades- SI, no qual é um sistema completo com todas as unidades, múltiplos e submúltiplos, e regras para grafia dos símbolos.
Unidade de comprimento é a grandeza que mede a extensão de algo, seu símbolo é m(Metro), enquanto a unidade de massa é uma grandeza que mede a quantidade de matéria existente em um corpo, seu símbolo é Kg(Kilograma), mas usualmente é mais utilizado o g(Grama). Definimos a unidade de tempo como a grandeza que mede em segundos a quantidade de tempo, que possui como símbolo s(Segundo), no esquema