wdwd
O trabalho na área da saúde, independente do conceito de saúde e do estágio de desenvolvimento de cada modalidade de sociedade, exige determinados pré- requisitos. No mundo todo, a aquisição destes requisitos que credenciam o indivíduo para o trabalho nesta área, depende de um processo formalmente atrelado e embutido na escolarização do mesmo (CHRISTÓFARO, 1994). Para que o individuo possa exercer modalidades na área da saúde é indispensável a escolarização e aperfeiçoamento para cada atividade escolhida dentro da área.Sem o conhecimento torna-se impossível a pratica do exercício profissional do Enfermeiro na área escolhida. Alem do estudo e pratica ao exercício profissional, esta incluído também o estudo à ética na enfermagem, pois seus fundamentos sofrem grande influencia dentro da estrutura profissional exercida.Sempre será destacado nos estudos ,ou até mesmo na pratica o uso indispensável da ética.
Os acontecimentos que marcaram a evolução do exercício profissional de enfermagem, desde 1940 ao momento atual, conjugam-se com acontecimentos políticos e sociais do país, e com fatos mundiais que tiveram repercussão na profissão e na disciplina de enfermagem.Assim, fazendo com que a enfermagem crescesse e evoluísse cada vez mais.
O primeiro marco referencial refere-se à mudança na organização do ensino e da prática de enfermagem que ocorreu na década de 40. A reforma da organização do sistema de saúde permitiu a identificação de graves deficiências na preparação dos enfermeiros, e as alterações pretendidas pressupunham elevar a qualidade assistencial com melhor preparação dos profissionais. Assim, em 1942 o Estado chamou a si a responsabilidade do ensino de enfermagem, centralizando e uniformizando a preparação dos enfermeiros e proibindo o exercício a quem não fosse detentor de um diploma. Esta alteração no ensino e prática de enfermagem permitiu identificar a carência de enfermeiros.